África Subsaariana | Economia

Zimbábue: Inflação atinge 4,29%, o valor mais alto desde 2012

Os números mais recentes divulgados pela Agência Nacional de Estatísticas do Zimbábue (Zimstats) na semana passada mostram que a taxa de inflação anual do país aumentou 1,38 ponto percentual, para 4,29% no mês passado, ante a taxa de junho de 2,91%. Este é o valor mais alto desde 2012.

Em entrevista ao The Chronicle, o comentador económico, Trust Chikohora, atribuiu a inflação crescente à pressão persistente sobre a taxa de câmbio do mercado paralelo criada pela escassez de moeda estrangeira.

Segundo Chikohora, “A pressão sobre a taxa de câmbio do mercado paralelo tem subido e começa a ser sentida agora devido à escassez de divisas porque a maioria dos nossos produtos e até matérias-primas são importados especialmente da África do Sul e de outras partes do mundo. Quando há pressão sobre a taxa de câmbio do mercado paralelo, ela é vista nos aumentos de preço porque até mesmo o combustível é afetado e podemos assistir a essa tendência enquanto a taxa do mercado paralelo estiver a aumentar”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo