África Subsaariana | Economia

Zimbábue: Preço dos combustíveis sobe no início de dezembro

Os preços dos combustíveis vão subir depois de o governo ter aumentado o imposto sobre o consumo de gasolina e gasóleo em até 7 cêntimos de dólar por litro, a fim de reduzir as oportunidades de arbitragem de estrangeiros que aproveitam as disparidades cambiais.

Apresentando um orçamento nacional de 8,16 mil milhões de dólares em 2019, que se concentra principalmente em medidas de austeridade para aumentar as receitas e conter despesas governamentais excessivas, o ministro das Finanças e Desenvolvimento Económico, Mthuli Ncube, avançou que a oportunidade de arbitragem contribuiu parcialmente para o aumento das importações de combustível que atingiu 1,3 mil milhão em outubro.

Os estrangeiros convertem a moeda forte no mercado negro para obter prémios enormes e usar parte dos lucros para comprar combustível no país, para o qual o governo precisa forex para importar.

A medida, que entra em vigor a 01 de dezembro, prevê um aumento de 7 cêntimos por litro no gasóleo e parafina de 33 cêntimos, enquanto o imposto sobre a gasolina acrescentará 6,5 cêntimos em 38,5 cêntimos.

Os revendedores de combustível estão autorizados a cobrar uma margem de 7% sobre os preços (FOB).

O aumento do imposto também faz parte de medidas mais amplas do governo para aumentar a receita, o que também implica o pagamento de imposto de importação de veículos a motor em moeda estrangeira.

Os negócios feitos em moeda estrangeira para bens e serviços também serão compelidos a pagar impostos na moeda de transação.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo