Zimbabwe: 25 deputados testaram positivo para o Covid-19

Vinte e cinco deputados zimbabweanos testaram positivo para o Covid-19 em testes feitos na semana passada. Dos 25 casos, nove já tinham testado positivo quatro semanas antes e tinham sido considerados recuperados, informou o jornal Herald esta quarta-feira.

Perante esta situação, os membros do Parlamento manifestaram preocupação de que as pessoas recuperadas ainda possam estar positivas para o Covid-19 devido à presença de anticorpos nos seus sistemas.

A deputada Matabeleland North Ruth Labode, médica, levantou na terça-feira a questão nas políticas de teste e isolamento do Parlamento. “25 deputados deram positivo e, entre eles, havia cerca de nove que já tinham testado positivo há quatro semanas e tinham estado isolados”, reforçou Labode.

As diretrizes do Parlamento exigem que os deputados sejam testados a cada duas semanas. Os casos que apresentarem resultado positivo, entram imediatamente em isolamento durante 14 dias.

Labode argumentou que algumas pessoas que teriam testado positivo anteriormente provavelmente ainda manteriam um resultado positivo devido à presença de anticorpos nos seus sistemas, embora já não estivessem infetadas ou infeciosas. Portanto, a deputada defende que não há necessidade de manter essas pessoas isoladas.

Por outro lado, o secretário do Parlamento, Kennedy Chokuda, considera que o Parlamento está a ser cauteloso em manter isolados os que reincidiram no resultado positivo.

“Decidimos que todos os que tiverem teste positivo serão isolados, por cautela, e continuarão com acompanhamento médico”, disse Chokuda.

Recorde-se que os primeiros dois deputados com teste positivo foram diagnosticados em julho. Nessa altura o Parlamento suspendeu imediatamente as atividades durante um mês.

O Parlamento voltou a retomar as funções na semana passada, quando todos os deputados foram submetidos a testes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ucrânia: Forças Armadas recebem novas granadas

Ucrânia: Forças Armadas recebem novas granadas

As Forças Armadas da Ucrânia receberam novas granadas de fabricação ucraniana, parecidas com as soviéticas F-1 e RGD-5.  O Ministério…
Cabo Verde tem nova companhia aérea para voos domésticos

Cabo Verde tem nova companhia aérea para voos domésticos

A Linhas Aéreas de Cabo Verde, empresa inteiramente detida pelo Estado e constituída com capitais exclusivamente públicos, já foi oficialmente…
Angola: PRS diz ter condições para avançar com o V Congresso

Angola: PRS diz ter condições para avançar com o V Congresso

O secretário-geral do Partido de Renovação Social (PRS), Rui Malopa, declarou que o ambiente jurídico e político para a realização…
Moçambique: PRM regista uma morte e 26 ilícitos durante campanha eleitoral

Moçambique: PRM regista uma morte e 26 ilícitos durante campanha eleitoral

A Polícia da República de Moçambique (PRM) registou uma morte resultante de um incidente e 26 ilícitos eleitorais nas primeiras duas…