Zimbabwe declara feriado na sexta-feira para protestar contra sanções dos EUA

O Dia Anti-Sanções, declarado feriado nacional, será comemorado a 25 de outubro, anunciou o ministro da Informação em exercício Amon Murwira na segunda-feira, considerando uma oportunidade de “ampliar ainda mais a importância deste dia para a emancipação económica e o bem-estar do Zimbabwe”.

Espera-se que dezenas de milhares de pessoas sejam transportadas para a capital, Harare, onde marcharão, assistirão a uma partida de futebol entre as duas maiores equipas do país e assistirão a um espectáculo a noite toda.

Dezenas de funcionários do Zimbabwe, incluindo o presidente Emmerson Mnangagwa, enfrentaram anos de sanções dos EUA por supostas violações de direitos humanos nas eleições conturbadas e apreensões de terras de proprietários brancos.

Mnangagwa, que assumiu o cargo depois de o líder de longa data, Robert Mugabe, ter sido forçado a sair no final de 2017, inicialmente pediu ao país que “parasse de lamentar” as sanções. Mais tarde, viria a transformar o pedido num grito de guerra, assim como o seu antecessor, e culpou as medidas pelo colapso da economia.

Os EUA alegam que as sanções não são contra o governo do Zimbabwe em geral e não afetam os negócios entre os países.

O Zimbabwe tentou reunir os países regionais para se manifestar contra as sanções e, no início desta semana, ainda realizou uma reunião de oração anti-sanções em lágrimas, organizada pela esposa do presidente e com a presença do Chefe de Estado, o seu gabinete e dezenas de outros.

Parte da população na capital, tenta compreender a lógica por trás de tais eventos por um governo que falha a pagar aos médicos e comprar os remédios, mas disseram que não se importariam com o feriado.

“Vamos marchar, assistir futebol, comer, beber e dançar a noite toda … então o que vem depois?” perguntou Chengetedzo Mbundure, um trabalhador em Harare. “É desnecessário, mas é bem-vindo. Quem não ama férias?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Frelimo reúne-se em maio para escolher sucessor de Nyusi

Moçambique: Frelimo reúne-se em maio para escolher sucessor de Nyusi

A Comissão Política da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) anunciou que foi convocada uma sessão extraordinária do Comité Central…
Angola: João Lourenço presente nas celebrações do 25 de Abril em Portugal

Angola: João Lourenço presente nas celebrações do 25 de Abril em Portugal

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, vai estar presente nas cerimónias comemorativas do Dia da Liberdade em Portugal,…
Moçambique: Nove distritos de Cabo Delgado são elegíveis para instalação e desenvolvimento de empreendimentos industriais

Moçambique: Nove distritos de Cabo Delgado são elegíveis para instalação e desenvolvimento de empreendimentos industriais

Os distritos de Palma, Mueda, Chiúre, Montepuez, Balama, Ancuabe, Pemba, Meluco e Mocimboa da praia são considerados elegíveis para acolher…
Timor-Leste pede fim da violência em Myanmar

Timor-Leste pede fim da violência em Myanmar

O Governo timorense apelou nesta quarta-feira, 24 de abril, ao fim imediato da violência em Myanmar.  O pedido foi feito…