Zimbabwe: Harare convoca embaixador americano devido ao caso da morte de George Floyd

O embaixador dos EUA em Harare foi convocado na sequência dos comentários de uma autoridade norte-americana acusando o país de lucrar com os protestos contra a violência policial e o racismo nos Estados Unidos.

O conselheiro de segurança nacional do presidente dos EUA, Donald Trump, Robert O’Brien apelidou no domingo a China, Rússia, Irão e Zimbabwe de “adversários estrangeiros” depois de criticar o caso de George Floyd, que morreu sufocado por um polícia norte-americano.

Segundo um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Zimbabwe, James Manzou, Harare indignou-se com os comentários e convocou o embaixador americano para manifestar a sua indignação.

O Zimbabwe não se considera como um adversário da América“, escreveu no Twitter o secretário de informações do governo zimbabweano, Nick Mangwana.

De referir que várias personalidades do Zimbábue, incluindo o atual presidente Emmerson Mnangagwa, estão sob sanções americanas há quase vinte anos em resposta à repressão sangrenta infligida aos opositores.

Os dois países mantêm relações muito tensas desde o governo do ex-presidente Robert Mugabe, e mesmo após a chegada do novo presidente, Mnangagwa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin