Pixabay License Grátis para uso comercial Atribuição não requerida

Zimbabwe: Médicos processam o governo por falta de equipamento de proteção Covid-19

O governo do Zimbabwe foi levado a tribunal por não fornecer máscaras aos médicos que trabalham na linha de frente da pandemia de Covid-19.

A Associação de Médicos para os Direitos Humanos do Zimbabwe (ZADHR) está a tentar obrigar as autoridades a fornecer urgentemente equipamentos de proteção individual (EPI) para médicos, alertando que os profissionais de saúde do país morrerão.

Simplesmente não existem EPIs adequados para o pessoal de saúde que trabalha em unidades de saúde públicas e privadas no país. Denunciamos a falta porque trabalhamos lá ”, dizia o pedido do tribunal, citado pelo The Guardian.

Se nenhuma medida urgente for tomada para solucionar as deficiências, o país será apanhado despreparado para lidar com uma possível escalada da pandemia de Covid-19 e muitas vidas serão perdidas, incluindo, infelizmente, a vida das pessoas na linha de frente“.

O ZADHR relatou que 1.500 funcionários que trabalham em hospitais públicos exigem pelo menos três máscaras por dia, um “luxo” que o governo não fornece. “No entanto, é necessário evitar o desastre italiano, onde um grande número de profissionais de saúde foi infectado pela prestação de serviços de saúde aos pacientes“, refere o comunicado.

Desde que o Zimbabwe registou o seu primeiro caso positivo no mês passado, os testes ficaram para trás. Na última quinta-feira, apenas 316 casos suspeitos tinham sido testados para o Covid-19.

Segundo o ministério da saúde, o Zimbabwe confirmou 10 casos positivos, incluindo uma morte – a de Zororo Makamba, um importante jornalista de televisão.

Com os kits indisponíveis, nem os médicos nem os pacientes suspeitos estão a ser testados. Muitos casos estão a ser afastados do hospital Wilkins, a principal instalação de isolamento de Harare.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde alvo de interesse por parte de empresários angolanos

Cabo Verde recebeu uma delegação empresarial angolana que manifestou o seu interesse em investir no arquipélago. A deslocação teve como…
Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

Angola: Governo quer mais investimento no setor privado até 2050

O secretário de Estado para o Planeamento de Angola, Milton Reis, informou que o Governo quer alcançar um maior investimento no…
Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

Cabo Verde: Fundo Soberano tem 100 milhões de euros para investimentos nacionais

O Fundo Soberano de Garantia do Investimento Privado (FSGIP) de Cabo Verde tem 100 milhões de euros disponíveis para servir de…
Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

Moçambique: Governo vai passar a controlar preços no país

O Governo moçambicano informou que vai passar a determinar e a controlar, a partir das próximas duas ou três semanas,…