Os militares foram convocados para complementar a polícia na aplicação do bloqueio de 21 dias, uma estratégia que está a ser implementada por outros países em todo o mundo para conter a disseminação do Covid-19.
A polícia e os soldados agora estão a gerir conjuntamente os bloqueios nas estradas e a realizar patrulhas nos subúrbios para garantir que a população cumpra as medidas estabelecidas.
O vice-ministro de Assuntos de Veteranos de Guerra e Defesa, Victor Matemadanda, disse que o destacamento de militares é uma questão operacional que deve ser adotada, já que a maioria dos países mobilizou forças de segurança para aumentar a eficiência.
Para conter o vírus, países em todo o mundo implementaram bloqueios e os militares estão a desempenhar um papel crucial.
No Zimbabwe, o bloqueio começou na passada segunda-feira e, durante esse período, as pessoas são obrigadas a ficar em casa, apenas aqueles que prestam serviços essenciais podem se apresentar para o trabalho.
As viagens entre cidades e províncias foram proibidas e, dentro das cidades, apenas os autocarros da Zupco fornecem transporte público.