Zimbabwe: Mineiro chinês fere funcionários a tiro após disputa salarial

Um mineiro chinês, no centro do Zimbabwe, alegadamente feriu dois funcionários a tiro após uma disputa salarial antes de ser preso pela polícia por acusações de tentativa de assassinato, informou a imprensa local nesta terça-feira.

O cidadão chinês de 41 anos de idade, Zhang Xuelin, que também é proprietário e gerente da Reeden Mine perto da cidade de Gweru, teria baleado e ferido Wendy Chikwaira e Kennedy Tachiona, de 31 anos, de 39 anos, segundo o site de notícias The New Zimbabwe.

Chikwaira e Tachiona dirigiram-se a Xuelin para exigir os seus salários atrasados levantando uma discórdia que culminou na agressão.

A Mina Reeden está localizada a cerca de 25 quilómetros ao sul de Gweru, ao longo da estrada Matobo.

Tachiona sofreu vários ferimentos de bala e foi internado num hospital particular em Gweru, capital da província de Midlands, enquanto o seu colega Chikwaira foi tratado e recebeu alta do hospital.

Prometendo uma indemnização após o incidente, a comunidade empresarial chinesa na província de Midlands, no Zimbabwe, visitou na terça-feira a família de Tachiona, que Xuelin baleou três vezes nas duas pernas.

A Embaixada da China em Harare também divulgou uma declaração sobre o evento, expressando esperança de que o incidente não prejudique as relações de seu país com o Zimbabwe.

Quaisquer atos ilegais possíveis e pessoas que violam a lei não devem ser protegidos. A China e o Zimbabwe têm uma longa amizade e cooperação. Apelamos a todos os lados relevantes para salvaguardá-la cuidadosamente“, refere a declaração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Frelimo promete melhorar transportes em Inhambane

Moçambique: Frelimo promete melhorar transportes em Inhambane

O cabeça-de-lista da Frelimo, Benedito Guimino, escolheu a praça de autocarros na cidade de Inhambane para dialogar com os transportadores…
Moçambique: Renamo quer Polícia Municipal em patrulha conjunta com PRM

Moçambique: Renamo quer Polícia Municipal em patrulha conjunta com PRM

Um representante da Renamo, António Muchanga, iniciou nesta quinta-feira, 28 de setembro, o terceiro dia de campanha eleitoral no interior…
Agência Internacional de Energia alerta para antecipação de prazos para emissões zero de carbono

Agência Internacional de Energia alerta para antecipação de prazos para emissões zero de carbono

Agência Internacional de Energia, através de um novo relatório para as emissões zero de carbono, deixou um alerta para o…
Moçambique: MDM promete terminal de transporte no T3

Moçambique: MDM promete terminal de transporte no T3

O cabeça-de-lista do MDM, Augusto Pelembe, marcou presença no bairro T3 esta quinta-feira, 28 de setembro, no âmbito da campanha…