Zimbabwe: Mugabe sepultado em caixão inviolável devido a receios de que o seu corpo fosse ‘usado’

O ex-presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, foi sepultado num caixão inviolável porque temia que as pessoas “usassem o meu corpo”, de acordo com sua família.

Mugabe foi sepultado na vila de Kutama, a sua cidade natal, no sábado, perto da sua mãe, em vez do Acre dos Heróis Nacionais em Harare.

O sobrinho de Mugabe e porta-voz da família, Leo Mugabe, disse à Zimpapers Television Network que “ele queria ser sepultado ao lado de sua mãe, mas não havia espaço”, pelo que a família optou por sepultá-lo, numa cerimónia privada, na mesma aldeia que a sua mãe.

Questionado sobre a especulação em torno da família ter substituído o seu caixão, Leo disse que “Mudamos porque queríamos um caixão inviolável, porque, com rituais e coisas assim, as pessoas estão realmente atrás do corpo dele, das partes do corpo, então queríamos algo à prova de profanação. Por isso, o caixão foi trocado”, confirmou, dizendo que a ideia foi desejo de Mugabe.

Leo contou que “Ele disse à esposa: ‘Se e quando eu for, não deixe o meu corpo. Tenham cuidado, as pessoas querem usar o meu corpo’. Foi ele quem disse isso à ex-primeira-dama.”, relatou. “Sabíamos que espiritualmente ele provavelmente sabe alguma coisa”, disse Leo.

A família manteve o corpo em casa na noite anterior a ser sepultado, de acordo com os seus desejos. Segundo a AFP, os membros da família atiraram rosas brancas para o túmulo quando o caixão, envolto em veludo azul-marinho, foi descido, no pátio da sua casa rural, a cerca de 90 quilómetros de Harare.

A cerimónia foi acompanhada por cânticos de um coro de crianças da antiga escola de Mugabe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Rússia: Russos incendeiam postos de recrutamento militar

Alguns russos decidiram incendiar postos de recrutamento desde o início da mobilização parcial de reservistas decretada pelo Presidente do país, Vladimir…
Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

Angola: UNITA marcha neste sábado pela liberdade

A UNITA convocou no início do mês uma marcha pela liberdade para este sábado, 24 de setembro. O evento foi…
STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

STP: Partido Novo quer criar gabinete para incentivar a emigração

O presidente do Movimento para o Progresso – Partido Novo, Abílio Espírito Santo, tem partilhado a sua experiência como emigrante durante…
STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

STP: MLSTP e ADI terminam campanha com apelos para maioria absoluta

Os maiores partidos de São Tomé e Príncipe, MLSTP e ADI, encerram a campanha eleitoral nesta sexta-feira, 23 de setembro, fazendo os…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin