África Subsaariana

Zimbabwe: Nova moeda entra hoje em circulação

O Reserve Bank of Zimbabwe (RBZ) introduziu esta segunda-feira as notas de 5 e 2 dólares, como parte das medidas para aliviar a escassez de dinheiro e devolver a moeda local, que foi descartada em 2009 e substituída por um regime de moeda múltipla. As novas notas são exatamente iguais às notas de antigas com recursos de segurança adicionais.

A maioria dos zimbabweanos sente que a nova moeda que começará a circular hoje não mudará nada se o governo não implementar reformas económicas e políticas para gerar confiança no mercado.

Na semana passada, os oradores da escola de verão do Institute of Chartered Accountants, realizada em Harare, acusaram o governo de alimentar a instabilidade económica através de reformas cambiais inconsistentes e muitos regulamentos que não inspiram confiança.

Tafadzwa Bandama, economista-chefe da Confederação das Indústrias do Zimbábue, disse que a grande quantidade de legislação lançada pelo governo está a causar confusão na economia.

O diretor executivo da MMC Capital, Itai Chirume, considera que a criação de dinheiro pelo governo envenenou o ambiente de investimentos no país.

Em 2016, o RBZ introduziu títulos obrigacionistas cujo valor estava em pé de igualdade com o dólar americano até outubro do ano passado, quando as reformas cambiais começaram.

Desde então, o governo emitiu uma série de instrumentos estatutários à medida que navega na transição de um sistema de várias moedas para o regime de mono-moeda. Essas novas políticas falharam em tirar o país da crise económica.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo