África Subsaariana | Economia

Zimbabwe: Proibidas as transações em moedas estrangeiras

Num esforço para conter a crise do dólar no Zimbabwe, o banco central anunciou a proibição de transações em moedas estrangeiras, incluindo o dólar americano, autorizadas desde 2009.

“A partir de 24 de junho, a libra britânica, o dólar americano, o rand sul-africano (…) ou qualquer outra moeda não poderá mais servir como moeda, ficando o dólar zimbabweano para qualquer transação”, informou o Banco Central.

Para compensar a falta de liquidez, o país abandonou a sua moeda em em 2009, desvalorizada devido à hiperinflação, a favor do dólar americano e do rand sul-africano.

Uma nota de 100 mil milhões não chegava para comprar uma única passagem de autocarro pressionando o regime de Mugabe a introduzir dólares americanos.

No entanto, desde então, os dólares tornaram-se cada vez mais raros, a ponto de causar a paralisação de toda a economia do país.

Quando assumiu o cargo de Presidente da República do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa prometeu revitalizar a economia, e também está a lutar para alcançar seus objetivos.

Em janeiro, as autoridades anunciaram sua intenção de reintroduzir a moeda local, o dólar zimbabweano, até o final do ano.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo