África Subsaariana | Economia

Zimbabwe: RBZ procura reconhecimento internacional para o Zimdollar

O Banco Central do Zimbabué (RBZ) revelou ter escrito a bolsas internacionais pedindo-lhes que reconheçam oficialmente o dólar zimbabweano como moeda negociável.

“Enviamos mensagens a organizações internacionais sobre a nossa moeda para dizer que agora temos o dólar do Zimbabwe para que reconheçam que a moeda do Zimbabwe, é o Dólar zimbabweano. Quando se trata de conversibilidade, o dólar zimbabweano seria reconhecido fora do Zimbábue”, disse o diretor de pesquisa do RBZ, John Mafararikwa numa reunião organizada pelo Institute of Chartered Accountants do Zimbabwe.

“Se tiver o dólar do Zimbabwe, dirige-se ao seu banco se quiser viajar para fora do país ou importar, para obter moeda estrangeira antes de viajar. A ideia é de que você deve fazer o trabalho interbancário ”.

O economista Eddie Cross defendeu, em declarações ao NewsDay Business no mesmo evento que a estabilidade é necessária para que as organizações internacionais aceitem o dólar zimbabweano.

“Acho que ainda temos um longo caminho a percorrer. Quando tivermos um pouco de estabilidade e uma taxa de mercado genuína, porque ao contrário do que a RBZ disse hoje, não há mercado para o interbancário. Eles (bancos) estão a fazer as suas próprias operações individualmente, depois consultam-se uns aos outros e então decidem o preço médio a ser anunciado. Então não há transparência. Por isso acho que temos que acertar”, disse.

“Quando conseguirmos isso, uma taxa de mercado genuína, e uma pessoa puder entrar num banco ou numa agência de câmbio e trocar dólares do Zimbabwe por dólares americanos ou por rand ou kwacha na rua ou do outro lado do balcão do banco, enquanto isso não acontecer, eles (organizações internacionais) não nos tratarão seriamente”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo