África Subsaariana | Economia

Zimbabwe: ZCDC assina contrato com a empresa de mineração russa de diamantes

A empresa de mineração de diamantes russa Alrosa assinou um acordo de joint venture (jv) com a empresa de mineração de diamantes do Zimbabwe, Zimbabwe Consolidated Diamond Company (ZCDC), para desenvolver depósitos de diamantes no país africano.

O acordo foi assinado pelo presidente do ZCDC, Killian Ukama, enquanto o vice-presidente-executivo da Alrosa, Vladimir Marchenko, assinou em nome da empresa russa.

O Presidente Emmerson Mnangagwa e o CEO da Alrosa, Sergey Ivanov, também estiveram presentes durante a assinatura do acordo.

A Alrosa deterá 70% do controlo acionário para o desenvolvimento de projetos greenfield.

Em comunicado divulgado na terça-feira, Marchenko disse que “A criação de uma joint venture é um passo importante na cooperação com os nossos parceiros no Zimbabwe. Estamos comprometidos com o trabalho produtivo na exploração de novas áreas promissoras e na mineração de diamantes. Os nossos especialistas trabalham no Zimbabwe há mais de três meses e as autoridades nacionais têm sido de grande apoio para eles. Escolhemos vários projetos para a JV. Dos campos existentes para o desenvolvimento, estamos a considerar as áreas localizadas na região de Chimanimani”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo