Brasil e Canada expulsam diplomatas venezuelanos

O Brasil expulsou esta terça-feira 26 de dezembro o encarregado de negócios da embaixada da Venezuela em Brasília,  Gerardo António Delgado Maldonado. Uma medida que acontece poucos dias depois do embaixador brasileiro ter sido expulso de Caracas.

A expulsão do embaixador brasileiro foi decidida por Caracas após o diplomata ter supostamente proferido algumas críticas sobre as violações dos direitos humanos na Venezuela. Pelas mesmas razões o embaixador do Canada no país, Craig Kowalik, foi forçado a abandonar o país.

Em resposta, o Canada decidiu expulsar o encarregado de negócios da embaixada da Venezuela em Ottawa e proibir o regresso do embaixador venezuelano.

As tensões diplomáticas entre o Canada e a Venezuela não cessam desde que o Canada optou por assumir um papel mais ativo no apoio à oposição venezuelana assim como empenhar-se na libertação dos prisioneiros políticos na Venezuela. Em setembro, cerca de 40 representantes do governo de Nicolás Maduro foram impedidos de entrar no território canadiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Secretário Executivo da CPLP em STP

Secretário Executivo da CPLP em STP

Zacarias Nazaré, Secretário Executivo da CPLP, encontrou-se esta segunda-feira, na capital São-Tomense com Ministra dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Edite…
Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

Afeganistão: Aumenta número de cidadãos a passar fome

O Banco Mundial divulgou uma pesquisa nesta terça-feira, 15 de março, onde se conclui que mais afegãos passam fome desde…
Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

Ucrânia: Presidente admite impossibilidade da adesão à NATO

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu nesta terça-feira, 15 de março, que a Ucrânia não poderá integrar a NATO. Essa…
Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

Timor-Leste: Ruak pede a Lu-Olo exoneração de Oan Soru

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, sugeriu ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, que exonerasse o Secretário de…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin