O Brasil expulsou esta terça-feira 26 de dezembro o encarregado de negócios da embaixada da Venezuela em Brasília, Gerardo António Delgado Maldonado. Uma medida que acontece poucos dias depois do embaixador brasileiro ter sido expulso de Caracas.
A expulsão do embaixador brasileiro foi decidida por Caracas após o diplomata ter supostamente proferido algumas críticas sobre as violações dos direitos humanos na Venezuela. Pelas mesmas razões o embaixador do Canada no país, Craig Kowalik, foi forçado a abandonar o país.
Em resposta, o Canada decidiu expulsar o encarregado de negócios da embaixada da Venezuela em Ottawa e proibir o regresso do embaixador venezuelano.
As tensões diplomáticas entre o Canada e a Venezuela não cessam desde que o Canada optou por assumir um papel mais ativo no apoio à oposição venezuelana assim como empenhar-se na libertação dos prisioneiros políticos na Venezuela. Em setembro, cerca de 40 representantes do governo de Nicolás Maduro foram impedidos de entrar no território canadiano.