América do Norte | América Latina

Canadá e EUA discordam sobre o papel de Cuba na Venezuela

O Canadá e os Estados Unidos discordaram na quinta-feira sobre o papel que Cuba deve desempenhar na crise venezuelana, influência que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, descreveu como “maligna”.

Após a reunião realizada na quinta-feira, que Mike Pence teve em Ottawa com o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau, o vice-presidente dos Estados Unidos aproveitou a conferência de imprensa no final do trabalho para denunciar o regime de Nicolas Maduro.

“Quero agradecer a forte posição do Canadá em apoio de uma Venezuela livre e democrática”, disse Pence, que também observou que o Canadá reconheceu o líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, como “presidente legítimo” logo após os EUA o terem feito.

“Também precisamos trabalhar juntos para expor a influência maligna de Cuba na Venezuela. E pedir a Cuba para parar essa influência e permitir que a liberdade floresça na Venezuela. E nós devemos fazer isso juntos “, acrescentou Pence.

Mas durante a mesma conferência de imprensa, quando Trudeau foi questionado sobre a posição do Canadá a respeito da Venezuela e Cuba, o primeiro-ministro canadiano recusou-se a seguir a posição de Washington.

Observando que “uma das fortalezas” das relações entre Ottawa e Washington é que as suas posições por vezes são “complementares” e reconhecendo a posição dos EUA sobre Cuba, Trudeau afirmou que “Nós temos uma outra posição”.

“No Grupo Lima, reconhecemos que Cuba pode potencialmente desempenhar um papel positivo no bem-estar e na estabilidade futura da Venezuela”, disse Trudeau. “É por isso que o Canadá tem conversado com Cuba de uma forma que tenta permitir um relacionamento positivo numa possível transição na Venezuela”, acrescentou.

Recorde-se que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse durante uma conferência de imprensa em 11 de março de 2019 que Cuba e Rússia são os verdadeiros responsáveis pela situação que atravessa o país.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo