América do Norte | Ásia | Diplomacia

Coreia do Norte cancela reunião com Vice-Presidente dos EUA

Uma reunião entre o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, e as autoridades norte-coreanas, que deveria ocorrer durante os Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul, foi cancelada em cima da hora pelo governo de Kim Jong Un, informou a administração Trump na terça-feira.

Pence liderou a delegação dos EUA nas cerimónias de abertura em Pyeongchang, Coreia do Sul, entre especulações de que os Estados Unidos e a Coreia do Norte poderiam finalmente sentar-se para conversar.

Segundo a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Heather Nauert, “o vice-presidente estava pronto para aproveitar essa oportunidade e abordar a necessidade de que a Coreia do Norte abandone os seus programas ilícitos de mísseis balísticos e nuclear. No último minuto, os funcionários da RPDC (República Popular Democrática da Coreia) decidiram não prosseguir com a reunião. Lamentamos que tenham fracassado em aproveitar esta oportunidade”, disse Nauert.

Segundo o chefe de Gabinete de Pence, Nick Ayers, o vice-presidente reuniria com Kim Yo-jong, a irmã do líder supremo do regime norte-coreano, Kim Jong-un.

A Coreia do Norte não reagiu às notícias de Washington, mas os funcionários norte-coreanos disseram anteriormente que não tinham interesse ou intenção de se encontrarem com Pence em Pyeongchang durante os jogos.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo