O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) informou que vai realizar uma investigação sobre a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão.
De acordo com documentos divulgados, o foco das investigações recairá na forma como foi feita a retirada de funcionários da embaixada americana em Cabul, bem como no Programa de Visto Especial para Imigrantes e na admissão de afegãos como refugiados e nos seus reassentamentos nos EUA.
Esta investigação será levada a cabo pela inspetora-geral do Departamento de Estado, Diana Shaw, que confirmou o procedimento em carta enviada aos líderes das comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara. Segundo o porta-voz da inspetora-geral, Ryan Holden, deve ser usado o termo “revisões” em vez de “investigações”.
O Senado e a Câmara dos EUA já iniciaram análises sobre a retirada das tropas do Afeganistão. Recorde-se que esta operação foi alvo de fortes críticas de republicanos e democratas, uma vez que logo depois da decisão anunciada pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, os talibãs tomaram o poder no referido país asiático, a 15 de agosto.
Outro foco do Departamento de Defesa durante as “revisões” sobre o ocorrido vai ser o ataque das Forças Armadas americanas com um drone que mirava alvos ligados ao Estado Islâmico, mas que deixou dez civis mortos.