América do Norte | Médio Oriente | Segurança

Donald Trump considera que o Irão desrespeitou o “espírito” do acordo nuclear

O Presidente norte-americano afirmou que o Irão não respeitou “o espírito” do acordo sobre o seu programa nuclear. De acordo com a imprensa norte-americana, Donald Trump planeia abandonar em breve o acordo alcançado com o Irão em 2015.

“O regime iraniano apoia o terrorismo e exporta violência e caos para todo o Médio Oriente, é por isso que temos de pôr fim às contínuas agressões e ambições nucleares do Irão”, declarou Trump quinta-feira à tarde.

Se se confirmar que Teerão vai perder o certificado dos EUA, uma decisão que Trump tem de tomar até 15 de outubro, caberá ao Congresso decidir se impõe novas sanções económicas ao país.

O acordo nuclear de 2015, assinado pela China, EUA, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha, durante o mandato de Barack Obama, submete o Irão a um regime de vigilância apertada das suas instalações nucleares para garantir a natureza exclusivamente pacífica do seu programa nuclear, em troca do levantamento progressivo das sanções económicas que lhe foram impostas.

Trump deverá anunciar as suas intenções num discurso no próximo dia 12 de outubro, quinta-feira, ao mesmo que deverá divulgar a sua estratégia para as futuras relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Irão.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo