O Departamento de Estado norte-americano informou que os Estados Unidos da América (EUA) assumiram o controlo da embaixada do Afeganistão em Washington e dos consulados afegãos em Little Neck (Nova Iorque) e Beverly Hills (Califórnia).
O objetivo consiste em assumir a “responsabilidade exclusiva” pela segurança e manutenção das missões diplomáticas a partir de segunda-feira, além de proibir qualquer pessoa de entrar nas referidas embaixadas sem a permissão dos EUA até novo aviso.
“Até novo aviso, o Gabinete de Missões Estrangeiras do Departamento de Estado assumiu a responsabilidade exclusiva de garantir a proteção e preservação da propriedade das missões mencionadas, incluindo, mas não se limitando a todos os bens imóveis e tangíveis, móveis, arquivos e ativos financeiros da embaixada afegã e dos postos consulares nos Estados Unidos”, disse o Departamento, citado numa nota publicada no Registo Federal.
Trata-se de uma decisão tomada depois de o departamento ter determinado que a embaixada e os consulados cessariam “formalmente a realização de atividades diplomáticas e consulares nos Estados Unidos” às 12:00 de segunda-feira.
Recorde-se que Washington não reconhece o novo governo talibã, que assumiu o poder no Afeganistão em agosto do ano passado, depois da retirada das tropas norte-americanas e aliadas. Não existem, atualmente, relações diplomáticas formais entre os dois países.