EUA: Donald Trump perde a maioria na Câmara dos Representantes

Os norte-americanos foram na terça-feira às urnas para escolher senadores, representantes, governadores, autarcas e referendos.

Numas eleições intercalares, que para muitos, incluindo Donald Trump, são vistas como um referendo aos últimos dois anos do governo, Trump reforçou o apoio no Senado, mas perdeu a Câmara dos Representantes.

Assim, depois de oito anos nas mãos dos republicanos, os democratas conseguiram recuperar a maioria na Câmara dos Representantes.

Numa curta publicação na rede social Twitter, Trump considerou os resultados destas eleições como “um imenso sucesso”, agradecendo a todos o apoio dado às candidaturas republicanas.

No entanto, com este resultado, Trump terá que lidar com algumas limitações. A Câmara dos Representantes democrata poderá conseguir o ‘impeachment’ do presidente, dependendo dos resultados da investigação à interferência russa nas presidenciais norte-americanas, que conduziram à eleição de Donald Trump.

Trump também poderá ser submetido a investigações sobre os seus negócios, ou sobre as finanças de familiares ou de figuras que lhe são próximas e sobre os quais os Democratas têm várias suspeições, como é o caso do secretário de Comércio, Wilbur Ross.

Nestas eleições estavam em jogo 435 assentos da Câmara de Representantes, 35 cadeiras do Senado, 36 governos de estados americanos, além de vários cargos locais, como autarcas, juízes e chefes de polícia.

A votação de meio de mandato foi considerada o primeiro teste para o governo Trump, sendo vista como um barómetro ao desempenho do ocupante da Casa Branca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

UE quer decidir novo pacote de sanções à Rússia antes da próxima cimeira

UE quer decidir novo pacote de sanções à Rússia antes da próxima cimeira

A União Europeia (UE) espera chegar a acordo sobre o novo pacote de sanções à Rússia antes da próxima cimeira…
Afeganistão: Talibãs disparam em manifestação de apoio às iranianas

Afeganistão: Talibãs disparam em manifestação de apoio às iranianas

Homens armados do regime talibã do Afeganistão dispararam para o ar nesta quinta-feira, 29 de setembro, com o objetivo de…
Revista de Imprensa Lusófona de 29 de setembro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 29 de setembro de 2022

Em Portugal o “Expresso” noticia que o primeiro-ministro “Costa responde esta quinta-feira aos deputados com economia no centro da atualidade”.…
MNE avisa que portugueses na Rússia podem ser chamados para a guerra

MNE avisa que portugueses na Rússia podem ser chamados para a guerra

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal, liderado por João Gomes Cravinho, avisa que os portugueses com dupla nacionalidade…