EUA preparam-se para sancionar o programa de mísseis balísticos do Irão

Os Estados Unidos da América preparam-se para impor sanções financeiras contra o Irão pela primeira vez desde o acordo sobre o programa nuclear de Teerão, de acordo com um relatório publicado.

O Wall Street Journal informou que as sanções seriam destinadas a empresas e indivíduos no Irão, Emirados Árabes Unidos e Hong Kong pelo papel no desenvolvimento do programa de mísseis balísticos do Irão. As sanções proibiriam os EUA ou cidadãos estrangeiros de realização de negócios com as empresas na lista negra, bem como congelar os ativos que as empresas ou indivíduos têm no sistema financeiro americano.

As sanções ainda liga o Irão e a Coreia do Norte, incluindo a suposta compra de componentes de uma empresa norte-coreana e o envio de técnicos iranianos para a Coreia do Norte desde 2013 para desenvolver um míssil.

Se o Departamento do Tesouro passar as sanções, será face à defesa do Irão, que afirma que quaisquer novas sanções seriam vistas pelo líder supremo do país como uma violação do acordo nuclear. Por seu lado, o Tesouro tem o direito de punir entidades iranianas supostamente envolvidas no desenvolvimento de mísseis, terrorismo internacional e abusos dos direitos humanos.

O relatório sobre as sanções previstas vem um dia depois de as autoridades de defesa dos EUA criticarem o Teerã por conduzir o que chamou de um teste de mísseis “altamente provocativo” perto de dois navios de guerra americanos no Estreito de Hormuz. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *



Artigos relacionados

Guiné Equatorial: Vice-Presidente preocupado com desemprego juvenil

Guiné Equatorial: Vice-Presidente preocupado com desemprego juvenil

O Vice-Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Nguema Obiang Mangue, partilhou a sua preocupação relativamente ao desemprego juvenil no país. Tendo em conta esta situação, falou…
Revista de Imprensa Lusófona de 16 de junho de 2021

Revista de Imprensa Lusófona de 16 de junho de 2021

Em Portugal o “Público” noticia que o “PS lança novo portal que permite pagamento de quotas e adesões online”. De acordo com o…
As primeiras memórias podem começar aos dois anos e meio

As primeiras memórias podem começar aos dois anos e meio

Em média, as primeiras memórias que as pessoas podem recordar remontam a quando tinham apenas dois anos e meio de…
Angola: Suspensão da dívida ao estrangeiro poupa USD 300 milhões

Angola: Suspensão da dívida ao estrangeiro poupa USD 300 milhões

A ministra das Finanças de Angola, Vera Daves, informou que o mais recente pedido de suspensão da dívida por parte do país a parceiros…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin