O Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América destacou seis aeronaves especializadas em guerra eletrónica e 240 elementos da Marinha para reforçar as defesas no flanco leste da NATO. A informação foi divulgada pelo porta-voz do Pentágono nesta terça-feira, 29 de março.
Segundo John Kirby, a aeronave EA-18G “Growler”, da base Aérea Naval Whidbey Island, no Estado de Washington, tinha chegada prevista nesta segunda-feira à base aérea de Spangdahlem, na Alemanha, onde vai ficar destacada. No entanto, assegurou que o avião de combate não tem como destino a Ucrânia.
Outra fonte, um alto funcionário da Defesa norte-americana que preferiu manter o anonimato, disse que o conflito na Ucrânia teve poucas mudanças. Isto porque as forças russas continuam em grande parte em posições defensivas em regiões perto de Kiev, capital ucraniana, enquanto fazem poucos progressos em outras regiões do país.
De acordo com essa fonte, as Forças Armadas ucranianas recuperaram a cidade de Trostyanets, a sul de Sumy, no leste da Ucrânia. Os Estados Unidos consideram que a Rússia continua a priorizar as operações na região do Donbass e está a diminuir o foco nas operações terrestres perto de Kiev, partilhou ainda.