O Tesouro dos Estados Unidos da América (EUA) informou nesta quarta-feira, 14 de setembro, que vão ser transferidos 3,5 mil milhões de dólares de fundos do Banco Central afegão para um novo fundo fiduciário na Suíça. Trata-se do Banco de Pagamentos Internacionais, uma organização internacional responsável pela supervisão bancária com sede na Basileia.
O Governo norte-americano explica que o fundo poderá ser usado para promover a estabilidade económica do Afeganistão. No entanto, refere que o dinheiro não vai ser enviado para o Banco Central afegão até que sejam cumpridas determinadas condições.
Até lá, explicou o Tesouro dos EUA, a quantia não será desbloqueada por não haver, atualmente, uma instituição confiável no Afeganistão para assegurar que esses fundos serão utlizados para beneficiar o povo afegão. Com o envio do dinheiro para a Suíça, o objetivo é protegê-lo dos talibãs, ficando “livre de interferência política”.
“O Fundo Afegão protegerá, preservará e fará desembolsos direcionados desses 3,5 mil milhões para ajudar a proporcionar maior estabilidade à economia afegã”, lê-se num comunicado do Tesouro dos EUA.