EUA: Trump anuncia retirada dos EUA de tratado sobre armas nucleares com a Rússia

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a retirada do país do acordo nuclear com a Rússia, assinado em 1987 pelos então presidentes norte-americano e soviético, Ronald Reagan e Mikhaïl Gorbachov, respetivamente. Ao anunciar a medida, Trump justificou acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”.

“A Rússia não respeitou o tratado. Então, vamos pôr fim ao acordo e desenvolver as armas”, afirmou Donald Trump, citado pela Agência France Presse, depois de um comício em Elko, no estado do Nevada, referindo-se ao tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio (INF, sigla em inglês).

A  administração norte-americana protesta contra a implantação por Moscovo do sistema de mísseis 9M729, cujo alcance, de acordo com Washington, ultrapassa os 500 quilómetros, o que constitui uma violação do tratado INF.

O tratado assinado pelos dois países em 1987, ao abolir o uso de uma série de mísseis de alcance entre os 500 e os cinco mil quilómetros, pôs fim à crise desencadeada na década de 1980 com a implantação dos SS-20 soviéticos visando capitais ocidentais.

Reagindo ao anúncio, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia classificou a medida como “um passo perigoso”. Também o  último dirigente soviético, Mikhail Gorbachev, criticou a “falta de sabedoria” de Donald Trump .

“Washington não entende ao que isso pode levar?”, questionou o ex-líder soviético, apelando a “todos os que apreciam um mundo sem armas nucleares” a convencerem Washington a reconsiderar a sua decisão e “preservar a vida” na Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Jornalista Luso-Brasileiro Ígor Lopes lança novo livro

Jornalista Luso-Brasileiro Ígor Lopes lança novo livro

O jornalista Luso-Brasileiro Ígor Lopes, que colabora com a E-Global, está a preparar um novo livro-reportagem sobre as Festas da…
Cabo Verde: PAICV critica falhas no sistema de segurança interna

Cabo Verde: PAICV critica falhas no sistema de segurança interna

O PAICV mencionou nesta quarta-feira, 14 de julho, no Parlamento, o caso da fuga do acusado Arlindo Teixeira para a…
Parte II: Entrevista a António Ricoca Freire, embaixador de Portugal na Suíça

Parte II: Entrevista a António Ricoca Freire, embaixador de Portugal na Suíça

No final do próximo mês de setembro, António Manuel Ricoca Freire vai deixar de ocupar o cargo de Embaixador de…
Milhões de crianças perderam as vacinas de rotina por causa da covid-19

Milhões de crianças perderam as vacinas de rotina por causa da covid-19

A pandemia da covid-19 forçou milhões de crianças em todo o mundo a perder vacinas infantis importantes, aumentando o risco…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin