NATO realiza exercícios bélicos na Noruega com 30 mil militares

A NATO convocou cerca 30 mil militares para iniciarem exercícios bélicos na Noruega esta segunda-feira, 14 de março. Isto acontece durante a crise entre os países ocidentais e a Rússia, devido à guerra na Ucrânia

Recorde-se que a Noruega tem uma pequena parte que faz fronteira com a Rússia. No entanto, segundo a entidade, o exercício “Cold Response 2022” (“Resposta Fria 2022”) já estava previsto antes de a Rússia ter invadido a Ucrânia, a 24 de fevereiro. 

O principal objetivo desse exercício consiste em verificar a capacidade de a Noruega receber contingentes de outros países, caso haja uma agressão de um país terceiro, no âmbito do Artigo 5.º da Carta da NATO. Esse artigo obriga os Estados-membros a socorrerem outros pertencentes à mesma organização. 

“É um exercício defensivo (…). Não é uma operação militar com um propósito ofensivo”, disse o general norueguês Yngve Odlo, responsável pelas operações, citado pela “AFP”. 

As manobras militares – terrestres, marítimas, anfíbias e aéreas – são organizadas a cada dois anos em grandes porções do território da Noruega. Este exercício, que inclui 200 aeronaves e cerca de 50 navios, termina a 01 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Nampula regista pelo menos 11 mortos devido ao ciclone "Gombe"

Moçambique: Nampula regista pelo menos 11 mortos devido ao ciclone "Gombe"

O Ciclone “Gombe” que entrou pelos distritos costeiros da Ilha de Moçambique, e mais tarde noutros distritos, casou até sábado,…
Portugal: Castelo de Vide resgata refugiadas ucranianas

Portugal: Castelo de Vide resgata refugiadas ucranianas

A Câmara Municipal de Castelo de Vide, em Portalegre, quer resgatar seis refugiadas ucranianas que se encontram na Polónia. Esta…
China acusa EUA de "desinformação"

China acusa EUA de "desinformação"

O conhecido jornal norte-americano “The New York Times” noticiou que a Rússia pediu ajuda económica e militar à China para…
Ucrânia quer retirada das forças russas

Ucrânia quer retirada das forças russas

As autoridades ucranianas informaram que vão exigir uma trégua imediata e a retirada das forças russas durante a nova ronda…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin