América do Norte | Segurança

Trump defende armar professores para evitar massacres nas escolas norte-americanas

O Presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu na quarta-feira que os professores estejam armados nas salas de aula, para prevenir os massacres nas escolas, como o que ocorreu na semana passada na Flórida e que provocou 17 mortos. Trump falava durante um encontro na Casa Branca com os estudantes que sobreviveram ao ataque.

“Só funciona quando temos pessoas muito habituadas a usar armas, e temos muitas que estão”, disse Trump, acrescentando que essas pessoas seriam “professores ou treinadores”.

Trump reuniu-se com seis alunos da escola Marjory Stoneman Douglas, de Parkland, na Flórida, onde 17 estudantes e educadores foram mortos por um jovem armado com uma espingarda de assalto semi-automática AR-15.

“Eu não entendo por que eu ainda posso ir a uma loja e comprar uma arma de guerra, uma AR”, questionou Sam Zeif, de 18 anos.

“Nikolas Cruz pôde comprar uma espingarda de assalto antes de poder comprar uma cerveja”, disse outro aluno referindo-se à lei da Flórida que permite que pessoas a partir doa 18 anos possam comprar espingardas de assalto. “As leis deste país falharam.”

Também uma mãe que perdeu a filha de 18 anos no ataque de Cruz, acusou “Enquanto país, falhámos na proteção dos nossos filhos. Isto não deveria ocorrer. Quando vou apanhar um avião, não posso levar uma garrafa de água, mas deixamos uma besta entrar numa escola e atacar os nossos filhos”, declarou.

Há uma semana, Nikolas Cruz fez-se conduzir num carro da Uber e dirigiu-se até à escola onde chegou com um saco na mão e uma mochila às costas. Subiu uma escadaria de acesso ao primeiro andar, onde tirou uma espingarda e disparou indiscriminadamente dentro das salas. Depois, foi a um Walmart comprar uma bebida e, de seguida, foi comer num restaurante da McDonald’s.

Na quarta-feira um grupo de alunos juntou-se em frente à Casa Branca exigindo que algo seja feito para controlar o uso de armas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo