Venezuela: Donald Trump considera possível encontro com Nicolás Maduro

Em entrevista ao site de notícias Axios, na Sala Oval, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu “dúvidas sobre a sua decisão de reconhecer Juan Guaidó como o legítimo presidente da Venezuela e expressou a sua vontade de se encontrar com Nicolás Maduro“.

Questionado sobre se estaria disposto a encontrar-se com Maduro, Trump respondeu que “Talvez pense nisso. Maduro gostaria de se encontrar e sabe que eu nunca me oponho às reuniões – sabe, eu raramente me oponho às reuniões”

O entrevistador perguntou a Trump se se arrependia de seguir os conselhos de John Bolton, seu ex-conselheiro de segurança, em reconhecer Juan Guaidó em janeiro de 2019. “Guaidó foi eleito. Acho que ele não estava necessariamente a favor, mas disse: Algumas pessoas gostaram, outras não. Concordei com isso”, respondeu o presidente, que também considerou que o seu reconhecimento “não teria sido muito significativo” de qualquer maneira.

Se Trump decidir encontrar-se com Maduro, dará uma reviravolta à política externa do seu governo em relação à Venezuela. Altos funcionários, incluindo o Vice-Presidente Mike Pence e o Secretário de Estado Pompeo, investiram muita energia no apoio a Guaidó.

O portal NTN 24 cita que, de acordo com um ex-funcionário do governo Trump a Casa Branca recebeu várias ligações da Venezuela na tentativa de organizar uma reunião entre Maduro e Donald Trump, mas todas foram rejeitadas.

No seu livro, “A Sala onde aconteceu”, Bolton escreveu que Trump via Guaidó como um “homem fraco, ao contrário de Maduro“, e que costumava se referir ao Presidente da Assembleia Nacional como “o Beto O’Rourke da Venezuela.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…
Moçambique: Encontrados três cadáveres em Macomia

Moçambique: Encontrados três cadáveres em Macomia

Foram encontrados três corpos sem vida na aldeia Napala, localizada no distrito de Macomia, pertencente à província de Cabo Delgado. …
Moçambique: Cidade de Pemba já fornece localmente todo tipo de ração para aves 

Moçambique: Cidade de Pemba já fornece localmente todo tipo de ração para aves 

A cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, já produz todo tipo de ração para aves, com a entrada…