América do Norte | Ásia

Venezuela e Rússia fortalecem cooperação na reunião da Opep +

O presidente da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), Manuel Quevedo, realizou uma reunião no domingo com o ministro da Energia da Rússia, Alexander Valentinovich Novak, no âmbito da conferência ministerial da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outras nações aliadas, na Arábia Saudita.

O encontro teve como objetivo “fortalecer as relações de cooperação e respeito entre essas duas grandes nações”, informou a PDVSA.

Nesse sentido, Quevedo ressaltou a importância de “manter um relacionamento respeitoso com a Federação Russa, sempre preponderando a cooperação e os acordos para manter a estabilidade do mercado de petróleo”.

A Venezuela preside a 14.ª reunião do Comité Ministerial de Monitorização Conjunta (WCMC) da OPEP e países aliados que não são membros da organização, no que é conhecido como a Opep +, a fim de verificar os níveis de cumprimento da Declaração Cooperação para o Ajuste Voluntário da Produção de Petróleo, acordado no final de 2016.

A aliança de 24 países, incluindo 11 nações produtoras independentes, foi forjada para conter o declínio dos preços do petróleo, em seguida, pressionados por excesso de oferta, e todos os participantes comprometeram-se a levar sua produção para 1,8 milhões de barris por dia a partir do nível de outubro de 2016.

Em dezembro passado, continuando com a premissa de estabilizar os preços de hidrocarbonetos concordaram em cortar a produção em 800.000 barris por dia durante seis meses a partir de janeiro, enquanto aos países exportadores que não integram a organização, lhes corresponde um corte de 400.000 barris por dia, com relação à produção de outubro de 2018.

Em junho próximo, uma nova reunião será realizada em Viena, na Áustria, para determinar os efeitos alcançados nos mercados internacionais, examinar as projeções dos principais indicadores e determinar o futuro do acordo da OPEP +.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo