Amazônia: aumento do desmatamento em 57% é o maior dos últimos 10 anos

O Boletim do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), divulgado no dia 19 de agosto, aponta que o desmatamento na Amazônia de agosto de 2020 a julho de 2021 atingiu o nível mais alarmante dos últimos 10 anos. Segundo o relatório, a Amazônia Legal perdeu 10.476 Km² de área verde neste período, o que corresponde a um aumento de 57% em relação ao mesmo período da temporada anterior.

O estudo indica que em julho de 2021, foram detectados 2.095 Km² de desmatamento na Amazônia Legal, um aumento de 80% em relação a julho de 2020. O desmatamento registado em julho atingiu 6 Estados: Pará (37%), Amazonas (19%), Rondônia (15%), Acre (15%), Mato Grosso (10%) e Maranhão (4%). Além de ser o Estado mais atingido em julho, o Pará foi o Estado mais desmatado nos últimos 12 meses, somando 4.147 quilómetros quadrados, um aumento de 43% em relação ao ano anterior.

A maior parte do desmatamento (63%) ocorreu em áreas privadas ou sob diversos estágios de posse. O restante do desmatamento foi registado em assentamentos (23%), unidades de conservação (11%) e terras indígenas (3%). O relatório mostra ainda que as florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 32 Km² em julho de 2021, uma redução de 89% em relação a julho de 2020, quando a degradação foi de 283 km2 em julho de 2021.

Carlos Vasconcelos – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

FMI elogia desempenho económico de Moçambique

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que…
FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

FMI avisa que Ucrânia necessita de 42 mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, declarou que a Ucrânia vai necessitar de um apoio orçamental de…
António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

António Guterres lamenta impacto "limitado e às vezes nulo" de promessas de Israel

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considera “limitado e às vezes nulo” o impacto dos compromissos assumidos…
Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

Macau: Passagens automáticas facilitam entrada de portugueses

As autoridades de Macau anunciaram que, a partir de amanhã, as passagens fronteiriças vão ser alargadas a quem for titular…