Chile: Candidato da Frente Amplio dá passos firmes nas primárias presidenciais

Gabriel Boric surge como uma alternativa “viável e interessante” às eleições de domingo.

As eleições primárias presidenciais no Chile, marcadas para este domingo, 18 de julho, contam agora com um protagonista robusto após os debates na televisão. Referimo-nos ao deputado Gabriel Boric.

Aos 35 anos, Boric é o candidato mais jovem a ocupar a mais alta magistratura executiva deste país, e é apoiado pela Frente Amplio que parece colher “vitória após vitória”, depois de ascender nas eleições autárquicas do passado maio de 2016.

Na noite de domingo, 11, Boric participou num debate com Daniel Jadue, candidato do Partido Comunista e um dos convocados para as urnas do mês de novembro, quando será escolhido o sucessor de Sebastián Piñera. Seu favoritismo era inquestionável.

“Muitos pensaram que eu seria um boneco de Jadue, mas aos poucos nossa proposta foi penetrando no povo”, disse Boric, cuja estatura política cresceu a ponto de gerar um virulento ataque de Jadue, após semanas de “fraternidade e “conversas amigáveis”.

Para todos os outros candidatos, tanto os do pacto Eu Aprovo a Dignidade (Boris – Jadue), como os do Chile Vamos oficial (Joaquín Lavín, Mario Desbordes, Sebastián Sichel e Ignacio Briones) a situação não está fácil. E o facto é que as eleições são precedidas por um feriado, tornando o fim de semana prolongado e há que se considerar que o rigoroso inverno não convida grande parte dos eleitores às urnas.

Enquanto isso, o bloco Chile Vamos e os seus candidatos presidenciais realizaram um debate insípido na televisão aberta na noite de segunda-feira, no qual tentaram mostrar “diferenças” de substância e forma, sem muito sucesso.

Os analistas políticos asseguram que os candidatos do bloco Chile Vamos “parece que nasceram ontem e não têm qualquer responsabilidade pelas grandes desigualdades que ocorrem no Chile”.

Em termos de sharing, o debate Presidencial Primário 2021 Chile Vamos alcançou uma média total de 30,3 pontos de avaliação online e no Twitter a hashtag #DebateChileVamos foi a mais comentada da noite, tornando-se Trending Topic número 1 na rede social citada.

Fernando Penalver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Noruega abre duas novas áreas offshore para captura e armazenamento de carbono

Noruega abre duas novas áreas offshore para captura e armazenamento de carbono

O governo norueguês lançou duas novas áreas para injeção e armazenamento de dióxido de carbono na plataforma continental norueguesa. O…
Angola: Partidos passam a assumir despesas da fiscalização do registo eleitoral

Angola: Partidos passam a assumir despesas da fiscalização do registo eleitoral

O diretor nacional para o Registo Eleitoral Oficioso, Fernando Paixão, informou que os partidos políticos terão de assumir as despesas…
Reduzir o açúcar em alimentos embalados pode prevenir doenças em milhões de pessoas

Reduzir o açúcar em alimentos embalados pode prevenir doenças em milhões de pessoas

Cortar 20% do açúcar dos alimentos embalados e 40% das bebidas poderia prevenir 2,48 milhões de eventos de doenças cardiovasculares…
Cabo Verde: Governo preocupado com taxa de vacinação em Santiago Norte

Cabo Verde: Governo preocupado com taxa de vacinação em Santiago Norte

O Governo cabo-verdiano voltou a partilhar a sua preocupação em relação à “baixa taxa de vacinação” contra a Covid-19 no…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin