Chile Irací Hassler Jacob

Chile: Filha de brasileira será a próxima prefeita de Santiago

Santiago – À primeira vista ela parece quase uma universitária, recém-graduada e sem maiores aspirações do que divertir-se com os seus amigos numa noite de “carretel” (festa) em uma noite de sexta-feira. 

Mas a verdade é que a engenheira comercial Irací Hassler Jacob (06 novembro de 1990) será a nova prefeita da capital do Chile, cujo município é de tal tradição e ancestralidade que foi a génesis do Estado republicano. 

A militante do Partido Comunista (PCCh) derrotou o prefeito em funções, Felipe Alessandri, que parecia o favorito para alcançar a reeleição, mas não conseguiu resistir aos ataques da “Variante Piñera”. 

A capital deste país terá pela segunda vez na sua história democrático uma prefeita, a quinta de toda a sua história. Já coube este papel a Graciela Contreras de Schnake (1939-1940), María Teresa del Canto Molina (1953-1957), Maria Eugenia Oyarzún (1975 – 1976) e Carolina Tohá (2012-2016). 

Filha da brasileira Suzzane Jacob, a marca lusitana percebe-se pelo seu nome, “Irací”, que significa reino das abelhas. É filha de um chileno de ascendência suíça (Rolf Hassler, empresário frutícola) e defensor das ideias conservadoras. 

Desde 2011 vinculou-se às Juventudes Comunistas do Chile, intervindo nos protestos estudantis de 2011, a favor de um educação gratuita e de qualidade. 

“Alguns não gostaram muito. A minha mãe estava um pouco assustada, pelo facto de estar exposta a diferentes situações. No início ela chamava-me no meio de todas as marchas e, bem, há que ver a repressão e a agressão contra os jovens, dos quais nós nos manifestámos, então tinha alguma razão”, comentou Hassler ao jornal “El Siglo”, meio tradicional impresso do PCCh.  

No seu site oficial, www.iraci.cl, pode ler-se “perante a grave crise económica que trouxe consigo a pandemia, o Observatório de Políticas Económicas junto à Prefeitura Constituinte propõem uma série de medidas para a comuna de Santiago que permitam mitigar os efeitos da crise sanitária e transitar para um novo modelo de desenvolvimento local. As propostas de reativação económica da comuna, no âmbito da candidatura a prefeita de Irací Hassler, integram a proteção meio-ambiental, a promoção do comércio local e a redução das disparidades de género” 

Os primeiros momentos após a sua eleição não estiveram livres de polémica, especialmente com a grande comunidade venezuelana que habita na sua jurisdição que criticou-a fortemente nas redes sociais. Nas suas aparições públicas evitam o tema Venezuela, já que assegura que ela vai governar na capital do Chile, não em Caracas. 

#VivamosBienSantiago foi o lema da sua campanha. Os vizinhos esperam que o honre 100% no seu mandato de quatro anos.

Chile Irací Hassler Jacob

Fernando Peñalver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

Ucrânia: Ataque russo em Kharkiv causa 11 mortes

O Governo ucraniano afirmou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que morreram 11 pessoas e centenas ficaram feridas durante um ataque russo…
Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

Angola: Cidadãos angolanos fogem da Ucrânia

A maioria dos angolanos que viviam em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, decidiu abandonar o local no sábado, 26…
Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin