Enterro do polícia chileno Luis Morales

Chile: Início de 2021 marcado pela violência na Araucânia

Os assassinatos de um polícia e de um agricultor chocaram a opinião pública deste país, que experimenta altas temperaturas e uma recuperação nos contágios de Covid19  

Santiago – Amanheceu 2021 e a temperatura do verão austral continua a aumentar, juntamente com os brutais incêndios florestais e os contágios de Covid19, que se mostraram exponenciais devido às denominadas “festas clandestinas”, onde os jovens não guardam as medidas de biossegurança elementares. 

Mas é na Região de Araucânia que as tensões atingiram níveis preocupantes após o assassinato de um oficial da Polícia de Investigação no âmbito de uma operação antidrogas, além da morte de um agricultor, a quem lhe tiraram a vida com um disparo no rosto. 

“O subinspetor Luis Morales, à época de seu falecimento, tinha 34 anos e estava a menos de um mês para completar nove anos de serviço. Solteiro e oriundo de Santiago, trabalhava desde 2015 na região de Tarapacá, onde fazia parte da área Antinarcóticos e Crime Organizado e integrava a Equipa de Reação Tática, ERTA”, pode ler-se na página oficial da instituição. 

Na operação antidrogas, planeada com oito meses de antecedência, intervieram 860 funcionários, que foram recebidos com tiros de alto calibre. 

Por sua vez, Orwal Casanova, de 70 anos, foi baleado no rosto quando se encontrava nas proximidades da sua fazenda no setor rural de Selva Oscura. Familiares e amigos de Casanova velaram os seus restos mortais e depois levaram-no até ao carro funerário, ao som da Canção Nacional. 

“Vamos investigar o que aconteceu até as últimas consequências, mas o que tem que ficar muito claro é que é inadmissível que existam zonas do país onde o Estado não pode entrar”, disse o ministro do Interior, Rodrigo Delgado. 

Fernando Peñalver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

Moçambique: Renamo comenta "invenção da Frelimo" sobre Junta Militar

O secretário-geral da Renamo, André Mangibire, afirmou à “STV” que duvida da existência de um novo líder da Junta Militar…
Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

Timor-Leste: Candidatos presidenciais assinam pacto da unidade nacional

A maioria dos candidatos presidenciais assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pacto da unidade nacional. O objetivo é assegurar a…
Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Cabo Verde: Brava anuncia formação gratuita em Marketing Digital

Já estão abertas as inscrições para uma formação gratuita em Marketing Digital na ilha da Brava, avança “A Nação”. Esta…
Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

Ucrânia: Presidente assina pedido de adesão à União Europeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, o pedido formal de adesão à União Europeia…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin