Santiago – As Megaeleições de sábado, 15 de maio, e domingo, dia 16, no Chile requerem algumas chaves para o seu pleno entendimento, para os olhos de quem não vive lá, motivo pela qual o e–Global.pt apresenta um aproximação dos bastidores desta singular festa democrática.
- A VARIANTE PIÑERA. Termo cunhado pelo jornalista e apresentador de TV, Julio César Rodríguez, iguala a letalidade da pandemia com a figura presidencial desvalorizada: hoje os candidatos da plataforma oficial “Chile Vamos” para os diferentes cargos de eleição popular optam por distanciar-se do chefe milionário do Executivo chileno. Toque do Rei Midas inverso?
- OS JOVENS VOTAM? Após a votação massiva em outubro do ano passado para uma nova constituição, e que dominou com 80% dos votos a aprovação, existem dúvidas sobre se as novas gerações voltarão às urnas. Para os independentes é fundamental que o façam.
- E A VELHA GUARDA? Após o processo de vacinação bem-sucedido, no qual os índices de contágio diminuíram, os adultos seniors parecem estar mais dispostos a sair das suas casas para irem votar. Nesta faixa etária parece estar a gravitar o centro político do país.
- PEDAGOGIA ELEITORAL ZERO. É desanimadora a pobre pedagogia para uma eleição destas dimensões. A franja televisiva foi qualificada como uma “piada de mau gosto” e o Serviço Eleitoral apenas cumpre o mínimo para informar o eleitor sobre as particularidades do processo complexo.
- PARIDADE ANTIDEMOCRÁTICA? O feminismo marcará o processo de seleção dos 155 integrantes para a Convenção Constitucional. Mas podem surgir situações com características particulares. Caso o sexo masculino esteja “sobre-representado”, o assento será ocupado por uma mulher, independentemente de a mesma ter tido uma votação inferior.
- A NOITE DE SÁBADO. Devido à pandemia da Covid–19, o processo de votação ocorrerá em dois dias: sábado, 15 de maio, e domingo, dia 16. A isso são adicionadas quatro cartas enormes. Existe todo um protocolo severo de proteção das urnas por parte das Forças Armadas e policiais, mas estamos seguros de que será uma noite muito longa, especialmente nos centros de votação de zona “sensíveis” como a Araucânia…
Fernando Peñalver
One Comment
[…] Publicado originalmente en portugués en E-global.pt […]