Em comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, o governo da Colômbia denunciou uma “violação do território nacional” por membros da Guarda Nacional Bolivariana (GNB). Na “nota de protesto” detalha que esse tipo de ação política e militar está a “violar a soberania nacional”.
Recorde-se que, na madrugada de segunda-feira, 5 de novembro, três membros da GNB perderam a vida, e foi lançada uma operação especial em busca dos culpados, alegados “grupos terroristas colombianos”, na fronteira com esse país.
De referir que a Colômbia apresentou em setembro uma nota de protesto pela incursão de tropas da Guarda Nacional da Venezuela, que detiveram três cidadãos no departamento de Vichada. Em agosto, também tinha protestado contra o sobrevoo de helicópteros e o desembarque de militares dentro de suas fronteiras. O governo de Caracas negou os atos de violação territorial denunciados pela Colômbia.
Segundo Bogotá, as incursões militares venezuelanas em território colombiano aumentaram nos últimos anos, num clima de tensão nas relações diplomáticas entre os países, que compartilham uma fronteira terrestre de 2.219 quilómetros, onde há muito contrabando e tráfico de drogas.
O governo de Caracas não respondeu ao pedido de comentários da Reuters sobre a nova queixa da Colômbia.