América do Norte | América Latina

EUA anunciam a apreensão de 81 carros de luxo que deviam ser enviados para a Venezuela

As autoridades dos Estados Unidos (EUA) anunciaram a apreensão de 81 veículos de luxo que deveriam ser enviados para a Venezuela, informou o Departamento de Segurança Interna (DHS) na quarta-feira, 8 de julho.

O organismo adiantou também que está a investigar o possível envolvimento de um ex-funcionário do governo venezuelano no envio.

Os veículos, incluindo um avaliado em 95.000 dólares e equipado com sirenes, foram apreendidos no porto de Everglades, informou John Tobon, um agente do HSI, o ramo de investigação do DHS, na quarta-feira.

Esses veículos iam para a Venezuela para beneficiar as pessoas que se enriquecem com a corrupção no país“, enfatizou Tobon numa conferência de imprensa em Fort Lauderdale, a 42 quilómetros ao norte de Miami

O responsável detalhou, no entanto, que não foi efetuada nenhuma detenção até ao momento, após a operação que descreveu como sendo a “maior” em contrabando de veículos, avaliada em 3,2 milhões de dólares.

As autoridades detalharam que os veículos foram comprados sem qualquer empréstimo e por transferência bancária de contas em paraísos fiscais.

Tobon indicou que o crime é apenas a “ponta do iceberg” de uma rede internacional na qual o ex-tesoureiro venezuelano Alejandro Andrade e o empresário Raúl Gorrín podem estar envolvidos.

O que está a ser feito agora não é uma atividade desorganizada. Isto não aconteceu porque nós tropeçamos nela, mas fazia parte de uma colaboração internacional de inteligência“, disse, acrescentando que no sul da Flórida “há cúmplices a trabalhar para enriquecer os envolvidos em crimes como tráfico de drogas, tráfico de seres humanos ou contrabando“.

Tobon explicou que os veículos, incluindo as marcas Lexus, Mercedes, Toyota e Land Rover, aparentemente também eram destinados à polícia venezuelana.

 

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo