América Latina

Guatemala anuncia ruptura definitiva das relações com a Venezuela

O atual governo da Guatemala anunciou o colapso definitivo das relações com o governo de Nicolás Maduro, informou a agência de notícias oficial do país AGN.

O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, que assumiu o cargo na terça-feira, fez o anúncio aos jornalistas após uma reunião com o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, no seu escritório no Palácio Nacional da Cultura.

O anúncio do colapso das relações diplomáticas inclui o retorno à Guatemala do único diplomata que ainda permanece na Venezuela e o encerramento da embaixada da Guatemala naquele país, segundo a agência do governo da Guatemala.

Giammattei anunciou a decisão depois de vencer as eleições. Em novembro, Giammattei declarou à CNN que “Continuaremos a reconhecer o governo liderado pelo presidente Guaidó e seu embaixador. Não teremos nenhum relacionamento com o Sr. Maduro”, acrescentando que “trabalharemos para que hajam eleições democráticas e a institucionalidade seja restaurada na Venezuela”.

Em outubro passado, Giammettei tentou entrar na Venezuela com um passaporte italiano para se encontrar com Guaidó e as autoridades negaram a sua entrada.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Jorge Arreaza, comentou que Giammattei “se atirou de imediato aos pés de Donald Trump”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo