Oposição venezuelana pede que nova fase de referendo comece em 3 semanas

A oposição venezuelana solicitou que a coleta de assinaturas para ativar o referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro seja realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) informar que a primeira fase tinha sido cumprida.

O porta-voz da aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), Carlos Ocariz, afirmou que uma data “perfeitamente válida” para recolher 20% dos nomes para ativar o revogatório é “23, 24 e 25 de agosto”, declarou aos jornalistas após registar o pedido perante o CNE. “Há tempo de sobra para fazer o referendo revogatório neste ano de 2016”, acrescentou.

Ocariz afirmou que a MUD espera que a solicitação seja estudada no menor tempo possível, embora a norma estabeleça que o Poder Eleitoral tem até 15 dias para responder a este requerimento.

O deputado opositor Luis Florido declarou que o orgão eleitoral não deveria levar muito tempo para dar uma resposta, já que a oposição “simplificou o processo” ao entregar o documento antes do estabelecido no regulamento, ou seja, 48 horas.

A presidente do CNE, Tibisay Lucena, anunciou que a oposição venezuelana tinha conseguido superar o requisito necessário para se legitimar como promotora do revogatório ao conseguir coletar mais de 200 mil assinaturas, o equivalente a 1% do registo de eleitores.

Uma vez realizado este passo, os opositores devem cumprir a última etapa prévia do processo de referendo, que consiste que quatro milhões de eleitores inscritos no registo eleitoral manifestem a vontade de ativar o revogatório contra Maduro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

No próximo fim-de-semana, o CCB vai estar na Batalha e em Coimbra

No próximo fim-de-semana, o CCB vai estar na Batalha e em Coimbra

No âmbito de uma parceria estabelecida com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Centro Cultural de Belém (CCB) continua…
Moçambique: Nyusi lança processo de revisão da Estratégia Nacional de Desenvolvimento

Moçambique: Nyusi lança processo de revisão da Estratégia Nacional de Desenvolvimento

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, procede nesta sexta-feira, 17 de setembro, ao lançamento do Processo de Revisão da…
Pandemia diminuiu a taxa de natalidade nos EUA e na Europa

Pandemia diminuiu a taxa de natalidade nos EUA e na Europa

Ao longo da história, as pandemias têm sido um fator-chave na mudança da população humana, graças à mortalidade e ao…
Brasil: 53% dos brasileiros reprovam Bolsonaro

Brasil: 53% dos brasileiros reprovam Bolsonaro

A popularidade do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, voltou a bater outro recorde negativo na nova pesquisa Datafolha, publicada esta…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin