O presidente da Rússia, Vladimir Putin, transmitiu uma mensagem ao seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, por ocasião do Ano Novo, onde destacou a parceria estratégica com a Venezuela, e expressou a sua confiança em consolidar as relações bilaterais entre as duas nações.
“Na mensagem ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin (…) expressou confiança de que os entendimentos alcançados nas recentes conversações em Moscovo permitirão consolidar a parceria estratégica entre os dois países”, revelou o gabinete de imprensa do Kremlin no domingo.
O chefe de Estado russo sublinhou que a visita do líder da Venezuela realizada no início de dezembro confirmou a semelhança nas posições dos dois países sobre os pontos-chave da agenda global.
Putin manteve uma reunião com o seu homólogo venezuelano em 5 de dezembro, na qual o líder russo declarou o seu apoio à Venezuela, bem como a sua disposição de aumentar o fluxo de comércio entre as duas nações.
Durante a visita oficial de Maduro à Rússia, os dois países assinaram contratos no valor de 6 mil milhões de dólares para investir em áreas de mineração de petróleo e ouro.
Nessa ocasião, ambos os países assinaram contratos para assistência, reparação e manutenção do sistema de armas venezuelano.