UE poderá não reconhecer resultados das eleições na Venezuela

A União Europeia (UE) condenou esta segunda-feira o “desproporcionado” uso da força pelos agentes de segurança venezuelanas nas eleições de domingo e adiantou que “A Comissão Europeia expressa sérias dúvidas se o resultado da eleição poderá ser reconhecido”, disse a porta-voz, Mina Andreeva, manifestando preocupação sobre o “destino da democracia” na Venezuela.

Em comunicado, o Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, disse que a instituição “não reconhecerá esta eleição” da Assembleia Constituinte, criticando a natureza “antidemocrática” do Governo de Caracas.

Entretanto, o ministério português dos Negócios Estrangeiros já emitiu um comunicado sobre a situação na Venezuela, dizendo que se “revê na declaração desta manhã do Serviço Europeu de Ação Externa da UE”.

Os Estados Unidos anunciaram que a Administração Trump está a estudar novas sanções contra a Venezuela, que podem vir a ser anunciadas já esta segunda-feira. Espanha, Argentina, Brasil, Colômbia e México, declaram que não vão reconhecer os resultados desta votação.

Pelo menos dez pessoas morreram, na sequência de confrontos, durante a jornada eleitoral, indicou o Ministério Público venezuelano. A oposição a Nicolas Maduro anunciou a morte de 15 manifestantes.

A convocatória para a eleição foi feita a 01 de maio pelo Presidente, Nicolás Maduro, com o principal objetivo de alterar a Constituição em vigor, nomeadamente os aspetos relacionados com as garantias de defesa e segurança da nação, entre outros pontos.

A oposição venezuelana acusa Nicolás Maduro de pretender usar a reforma para instaurar no país um regime cubano e perseguir, deter e calar as vozes dissidentes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: África Lusófona aposta no investimento e desenvolvimento sustentável

Cabo Verde: África Lusófona aposta no investimento e desenvolvimento sustentável

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, destacou a importância da confiança, da transformação digital e da sustentabilidade…
EUA: Trump defende anexação da Gronelândia em encontro com secretário-geral da NATO

EUA: Trump defende anexação da Gronelândia em encontro com secretário-geral da NATO

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se em Washington com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, para discutir questões…
Inteligência Artificial: Entre o ceticismo e a eficiência na Europa

Inteligência Artificial: Entre o ceticismo e a eficiência na Europa

A Roménia é o país mais cético da União Europeia em relação à Inteligência Artificial (32%), seguida por Itália (25%)…
Cabo Verde regista queda de 10,1% na criminalidade

Cabo Verde regista queda de 10,1% na criminalidade

A Polícia Nacional de Cabo Verde registou 20.524 ocorrências criminais em 2024. O número representa uma diminuição de 10,1% das…