América Latina | Economia | Europa

União Europeia nomeia Enrique Iglesias como assessor especial para a Venezuela

A União Europeia (EU) nomeou nesta terça-feira Enrique Iglesias como assessor especial para a Venezuela, com o objetivo de apoiar os esforços europeus e o Grupo de Contato Internacional em favor de uma solução pacífica e democrática para a crise naquele país.

A nomeação, pela Alta Representante para a Política Externa da UE, Federica Mogherini, “permitirá um desenvolvimento mais sustentado e eficaz do compromisso político e diplomático” da UE em relação à Venezuela, indica uma declaração do Serviço Europeu de Ação. Exterior.

“O senhor Iglesias apoiará o trabalho da UE e do Grupo de Contato Internacional para ajudar a promover uma solução pacífica e democrática para a crise na Venezuela, através de eleições livres e justas”, refere a nota.

Em particular, fornecerá assessoria a Mogherini e ao grupo internacional “sobre as medidas que podem ser tomadas para atingir esses objetivos” e participará dos esforços de divulgação de decisões às partes interessadas na Venezuela e aos atores internacionais e regionais.

Iglesias ocupou a Secretaria Geral Ibero-Americana e foi presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento e também desempenhou o lugar de Ministro dos Negócios Estrangeiros do Uruguai.

Enrique Iglesias, um uruguaio de origem espanhola, foi o primeiro secretário geral ibero-americano e na sua longa carreira foi também ministro do Uruguai e presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo