Venezuela: Advogados da Saab contestam extradição para os EUA

Os advogados do empresário colombiano Álex Saab apresentaram aos tribunais de Cabo Verde um recurso à sua extradição para os Estados Unidos (EUA).

O documento foi apresentado na quinta-feira no Tribunal de Recurso de Barlovento, na ilha de São  Vicente. A instiuição deverá tomar a decisão final, apesar de o Executivo já ter aprovado a extradição.

Para esse efeito, os advogados de Saab apresentaram “um documento de aproximadamente 60 páginas, detalhado e legalmente consistente, que demonstra a tese de defesa sobre a ilegalidade da prisão” do suposto testa de ferro do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Recorde-se que Saab foi detido em 12 de junho quando o seu avião parou para reabastecer no Aeroporto Internacional Amilcar Cabral, na ilha de Sal. A detenção ocorreu na sequência de um pedido dos EUA feito pela Interpol por supostos crimes de lavagem de dinheiro.

Após a prisão do empresário, a Venezuela indicou que Saab é um cidadão venezuelano e um “agente” do governo, que estava “em trânsito” em Cabo Verde para regressar ao país.

A defesa argumenta que Saab “tinha o direito à inviolabilidade pessoal como enviado especial da Venezuela em trânsito por Cabo Verde“.

A impugnação à autorização de extradição do governo foi preparada pelos advogados do empresário em Cabo Verde. A ação contou com a ajuda do advogado holandês e ex-diretor de assuntos jurídicos da Interpol, Russel Martha, que se encontra na Praia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde: Donativos internacionais desceram mais de 30%

Cabo Verde: Donativos internacionais desceram mais de 30%

O Ministério das Finanças de Cabo Verde registou uma queda de 30% nos donativos internacionais recebidos até julho, comparativamente ao…
Angola: Secretário do MPLA no Rangel vigiado pelo SINSE

Angola: Secretário do MPLA no Rangel vigiado pelo SINSE

O primeiro secretário distrital do Rangel do MPLA, Josué Gourgel, está a ser vigiado pelo Serviço de Inteligência e Segurança…
Cabo Verde: UCID alerta para "reformas sem planeamento" na Educação

Cabo Verde: UCID alerta para "reformas sem planeamento" na Educação

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) partilhou a sua preocupação em relação à forma como tem sido implementada a…
STP: CEN confirma vitória do ADI nas eleições legislativas

STP: CEN confirma vitória do ADI nas eleições legislativas

O presidente da Comissão Eleitoral Nacional (CEN) de São Tomé e Príncipe, José Carlos Barreiros, divulgou os dados preliminares das…