Venezuela anuncia plano especial de abastecimento de combustíveis

O Governo venezuelano anunciou o lançamento de um plano especial de abastecimento de combustíveis. A medida surge para fazer face às sanções impostas pelos Estados Unidos ao país sul-americano.

Um comunicado publicado pela Comissão Presidencial “Alí Rodríguez Araque” indica que o plano visa normalizar e regularizar a distribuição de combustíveis a curto e médio prazo.

A comissão responsabiliza as ações dos Estados Unidos, na forma de sanções ilegais e unilaterais, pelos prejuízos em toda a indústria petrolífera venezuelana, principalmente na refinaria e na produção de combustíveis.

O comunicado acrescenta que perante esta situação, o Governo em conjunto com o ramo petrolífero está a envidar esforços para fornecer combustível e potenciar a produção de petróleo, através do reforço das estruturas das principais refinarias do país.

O texto refere também o desenvolvimento de novas iniciativas no processo de refinaria. O plano visa consolidar um esquema efetivo de substituição das importações para proteger a petrolífera de futuras ações dos Estados Unidos.

Num contexto de emergência sanitária devido à pandemia de Covid-19, porta-vozes do Executivo venezuelano denunciaram reiteradamente o ressurgimento de medidas coercivas unilaterais implementadas pelos Estados Unidos, como estratégia política para mudança de regime no país sul-americano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Angola: Angolanos fugidos da Ucrânia podem chegar este mês

Angola: Angolanos fugidos da Ucrânia podem chegar este mês

O Governo angolano está a analisar a possibilidade de fretar um avião com o objetivo de trazer para Luanda os angolanos…
Timor-Leste: Governo diz-se solidário com povo ucraniano

Timor-Leste: Governo diz-se solidário com povo ucraniano

O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, manifestou a solidariedade do seu Governo para com o povo ucraniano, que continua a…
Revista de Imprensa Lusófona de 03 de março de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 03 de março de 2022

O “Jornal de Angola” noticia “Angolanos que fogem da Ucrânia podem chegar a Luanda este mês”. Segundo a “Angop”, os…
Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

As negociações entre a Ucrânia e a Rússia foram adiadas para esta quinta-feira, 03 de março.  A delegação ucraniana está…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin