América Latina | Europa

Venezuela classifica como “interferência sem precedentes” postura da UE

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Jorge Arreaza, repudiou a posição, que considera intervencionista do alto funcionário da União Europeia (UE), Josep Borrell, ao fazer julgamentos sobre os últimos eventos políticos e institucionais na Venezuela.

Através de sua conta no Twitter, Arreaza classificou a posição da UE como um ato de “intromissão”, bem como “os termos de uma declaração concedida ao International Contact Group”.

Em comunicado, Arreaza assinala essas pretensões como “outra demonstração do orgulho e nostalgia colonialistas que ainda sobrevivem nas veias corporativas das elites dominantes do velho continente”.

Anteriormente, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também manifestou uma posição forte contra a organização internacional, afirmando que «Ninguém deve interferir na Venezuela. A União Europeia que se ponha à distância, para dizer o mínimo! A Venezuela é livre e soberana e tem as suas eleições. Que a União Europeia se afaste!“, expressou.

A República Bolivariana da Venezuela rejeita a declaração do Sr. Josep Borrell, alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, bem como os termos de uma declaração concedida ao Grupo de Contato Internacional, relacionado aos últimos eventos políticos e institucionais na Venezuela. A insólita e mais recente interferência da União Europeia no funcionamento dos órgãos do poder público venezuelano não tem precedentes na história das relações entre esse grupo de países e Nossa América Latina e Caribenha e viola os princípios mais elementares do Direito Internacional.

A pretensão europeia de impor uma espécie de supervisão ao funcionamento das instituições democráticas da Venezuela é outra demonstração do orgulho e nostalgia colonialistas que ainda persistem nas veias corporativas das elites dominantes no velho continente“, refere o comunicado.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo