América Latina

Venezuela denuncia na XVIII Cimeira do MNOAL as medidas arbitrárias dos EUA contra 39 países

A imposição de medidas arbitrárias dos Estados Unidos contra vários países do mundo foi denunciada pela delegação venezuelana presente na XVIII Cimeira de Países Não Alinhados, realizada em Baku, no Azerbaijão.

O embaixador venezuelano na Organização das Nações Unidas, Samuel Moncada, denunciou o terrorismo económico executado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que afeta um terço da humanidade com mais de 8.000 medidas em 39 países.

As medidas constituem “uma ameaça a todo o sistema de relações internacionais e são a maior violação dos direitos humanos no mundo”, disse a autoridade venezuelana.

Para o diplomata e representante do governo de Caracas, as revoltas sociais presentes na região da América Latina e no resto do mundo “são a prova mais clara da perversão extremista imposta pelos centros de poder em Washington”.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, com base no balanço da XVIII Cimeira do MNOAL, após exercer a presidência pro tempore da organização, defendeu o fortalecimento do bloco em termos de solidariedade, paz e respeito entre os Estados , bem como o multilateralismo.

Da mesma forma, o Chefe do Executivo venezuelano equiparou a imposição de políticas económicas, financeiras e comerciais a atos de agressão militar.

“Hoje as agressões económicas de algumas potências são tão letais quanto os seus exércitos”, declarou Maduro, enumerando que somente entre 2015 e 2018, o bloqueio económico de Washington contra a Venezuela causou prejuízos ao país sul-americano em 130.000 milhões de dólares, assim como o “roubo” da empresa venezuelana CITGO nos Estados Unidos, propiciada ilegalmente pelo opositor venezuelano Juan Guaidó, causou à Venezuela perdas de outros 11 mil milhões de dólares em dividendos congelados e mais de sete mil milhões de dólares devido à apropriação ilegal de ativos .

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo