Venezuela enviará 3 milhões de barris de petróleo a Cuba

Três milhões de barris de petróleo serão transportados dos portos venezuelanos para Cienfuegos, em Cuba, nas próximas duas semanas, revelou a agência Argus Media.

Os trabalhadores petrolíferos disseram que esta medida procurará cumprir dois propósitos. Primeiro, ajudar o regime cubano no meio da crise energética que a ilha está a enfrentar atualmente. Em segundo lugar, pretende-se desocupar o armazenamento de PDVSA que está saturado devido ao declínio nas exportações.

As exportações venezuelanas de petróleo caíram após novo golpe devido a sanções impostas pelos EUA às empresas que transportam petróleo venezuelano para Cuba.

“Os embarques de petróleo bruto e refinado já estão depositados em seis navios pertencentes à PDVSA”, disse a fonte, detalhando que os cargueiros contêm produtos como gasolina, diesel, óleo combustível e crude.

A gasolina tinha sido importada para atender à procura venezuelana. No entanto, a administração de Nicolás Maduro optou por enviá-la para Cuba.

Embora as condições de pagamento dessas remessas não tenham sido divulgadas, presume-se que elas serão realizadas em condições especiais, como é habitual no governo Hugo Chávez.

Recentemente, Iván Freites, secretário da Federação Unitária de Petroleiros da Venezuela, denunciou que a PDVSA vendeu uma carga com um valor entre 10 e 30 milhões de dólares ao país do Caribe e recebeu apenas 2.000 dólares por ela.

O secretário acrescentou que a crise de combustíveis cubana  se deve ao fato de o regime de Castro vender petróleo bruto no mercado internacional, em vez de usá-lo para a procura doméstica.

Também foi descoberto em setembro, segundo informações da Reuters, que a PDVSA usa os seus próprios navios para atender às constantes remessas de petróleo bruto para Cuba. Isso devido às sanções dos Estados Unidos contra as companhias de transporte que transportam hidrocarbonetos entre Venezuela e Cuba

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Dois festivais de música prometem muita alegria e animação

Cabo Verde: Dois festivais de música prometem muita alegria e animação

A primeira semana de abril vai ser marcada por muita música e animação, na capital de Cabo Verde, com a…
Angola diz que China continuará a investir no país

Angola diz que China continuará a investir no país

O ministro de Estado para a Coordenação Económica de Angola, José Massano, partilhou que o Governo conseguiu obter garantias de…
Moçambique: 650 sacos com pontas de marfim apreendido no Porto de Maputo

Moçambique: 650 sacos com pontas de marfim apreendido no Porto de Maputo

O Serviço de Investigação Criminal (SERNIC) e a Autoridade Tributária de Moçambique interceptam e apreenderam nesta quinta-feira, um contentor, no…
Guiné-Bissau: Frente Social convoca nova vaga de greves na Educação e Saúde

Guiné-Bissau: Frente Social convoca nova vaga de greves na Educação e Saúde

Frente Social dos Sindicatos dos sectores de Saúde e Educação convocou uma nova vaga de paralisações de 8 a 10…