Venezuela: Guaidó acusa o governo de tentar “fechar” a Assembleia Nacional

O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, denunciou que o partido no poder está a tentar “fechar” a Assembleia Nacional (AN), depois de as forças de segurança terem bloqueado o acesso ao palácio legislativo na terça-feira e impedido que os deputados se reunissem.

“Estão a tentar encerra o Parlamento Nacional, o único órgão legítimo reconhecido pelo mundo”, denunciou Juan Guaidó, reconhecido pelo governo de Washington e por mais de 50 países como presidente interino da Venezuela.

“Hoje o Palácio Legislativo Federal foi ocupado militarmente, eles terão força bruta, mas não convencerão (…), terão que perseguir, assediar, levantar imunidades”, acrescentou.

Os deputados da maioria da oposição denunciaram que agentes do serviço de inteligência (Sebin) “tomaram” na terça-feira a sede da Assembleia Nacional com a “desculpa” de que havia explosivos no edifício.

Simultaneamente, a polícia bloqueou o acesso ao edifício, que é guardado pela Guarda Nacional militarizada.

A medida impediu a realização de um debate convocado para repudiar a acusação de deputados pelo seu apoio a uma revolta militar fracassada contra o presidente Nicolás Maduro, em 30 de abril.

Numa sala contígua ao hemiciclo de sessões, a Assembleia Constituinte decidiu na terça-feira à tarde suspender a imunidade de dois congressistas. No total, o Supremo Tribunal ordenou a acusação de 14 deputados.

“Amanhã vamos realizar uma reunião novamente, vamos nos reunir novamente e o regime decidirá se continua com uma espécie de harakiri (suicídio) político”, indicou Guaidó.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou que o Governo vai disponibilizar 1.800.000 contos para o setor…
Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

O Banco Mundial considera que a economia angolana pode crescer 2,8% em 2024, após ter subido 0,8% em 2023, através…
Portugal: Primeiro-ministro aprova Palestina como membro pleno da ONU

Portugal: Primeiro-ministro aprova Palestina como membro pleno da ONU

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou que vê “com bons olhos” o facto de a Palestina vir a adquirir…
Moçambique: Naparamas abatem dez terroristas em Macomia

Moçambique: Naparamas abatem dez terroristas em Macomia

A força paramilitar Naparamas anunciou, ontem, ter morto pelo menos 10 insurgentes durante uma invasão a um esconderijo do grupo,…