América Latina

Venezuela: Guaidó convoca manifestações para quinta, sexta e sábado

Juan Guaidó

Juan Guaidó convocou manifestações para quinta, sexta e sábado, após renovar o seu juramento como “presidente interino” da Venezuela e como chefe do parlamento na terça-feira, anunciando também que na próxima terça-feira haverá outra mobilização no Palácio Legislativo.

“A convocatória é para a rua (…). Está na hora de levantarem-se e levantarem-se com força. Vamos-nos mobilizar nas atividades de rua quinta e sexta; sábado vamos à rua; e na terça-feira todos vamos juntos à Assembleia Nacional ”, disse Guaidó em conferência de imprensa em Caracas. O líder não deu mais detalhes sobre esta convocatória.

Guaidó foi reeleito no domingo por 100 deputados da oposição como presidente do Parlamento, posição em que reivindicou a presidência interina do país com reconhecimento de cinquenta governos, chefiados pelos Estados Unidos.

No entanto, naquele mesmo dia, um deputado rival, Luis Parra, prestou juramento como chefe do Congresso com o apoio do governo de Maduro no que a oposição denunciou como sendo um “golpe de estado parlamentar”.

A proclamação de Parra foi feita em uma sessão polémica com a ausência de Guaidó, impedido pelos militares de entrar no hemiciclo com outros deputados. O líder da oposição seria posteriormente eleito na sede do El Nacional, um meio de comunicação crítico do presidente socialista Nicolás Maduro.

Na terça-feira, Guaidó apelou à união de “todos os líderes” para revitalizar os protestos, depois de meses em que o seu poder de convocatória diminuiu.

A popularidade de Guaidó, ao fracassar nas suas tentativas de substituir Maduro em 2019, caiu para 38,9% em dezembro passado, depois de ter alcançado 63%, segundo o pesquisador Datanlisis.

“Não pretendemos ser um Messias (…). Não estou a pedir uma segunda hipótese para Guaido, estou a pedir uma segunda hipótese para a Venezuela”, declarou o chefe do parlamento.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo