Venezuela: Irão está disposto a enviar mais remessas de gasolina para fazer face à escassez de combustível

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão anunciou esta segunda-feira, que enviará mais remessas de gasolina para a Venezuela se Nicolás Maduro assim solicitar, apesar da pressão dos Estados Unidos para evitar essa transação.

Se o governo venezuelano solicitar um novo carregamento, nós o enviaremos“, enfatizou o porta-voz do ministério, Abás Musaví, quando questionado sobre o assunto em conferência de imprensa.

O porta-voz insistiu que essa transação entre o Irão e a Venezuela é legítima, já que os dois países estão “sob sanções cruéis e unilaterais dos Estados Unidos, que nenhum país é obrigado a cumprir“.

Ambos os países têm direito ao livre comércio, mas, como os americanos estão acostumados ao unilateralismo, não o aceitaram“, denunciou.

Perante uma possível ação americana, a Venezuela decidiu escoltar os navios iranianos que, além da gasolina, contêm outros materiais que serão usados pela petrolífera estatal venezuelana PDVSA nas refinarias do país.

A Venezuela sofre há semanas com uma grave escassez de gasolina, que levou milhares de motoristas a ficar na fila durante dias nas proximidades dos postos de gasolina em todo o país.

A tensão entre o Irão e os Estados Unidos aumentou desde Washington em 2018, retirou-se unilateralmente do acordo nuclear com Teerão e reimpôs sanções ao país, incluindo as exportações de petróleo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

Putin aconselha países vizinhos a não agravarem situação de guerra

O Presidente russo recomenda aos países vizinhos da Rússia que “não agravem a situação, não imponham limitações”. Vladimir Putin diz…
Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

Liga dos Bombeiros Portugueses envia ambulâncias para a Ucrânia

A Liga dos Bombeiros Portugueses anunciou nesta sexta-feira, 04 de março, que vai enviar na segunda-feira para a Ucrânia oito…
Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

Primeiro-ministro português efectua visita de 48 horas à Guiné-Bissau

A Guiné-Bissau recebe este sábado 05 Março a visita primeiro-ministro português, António Costa, que permanecerá no país 48 horas. Segundo…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin