América Latina | Europa

Venezuela: Maduro garante que a Espanha é o “epicentro da conspiração” contra o seu regime

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, garantiu na quinta-feira que Madrid se tornará “o epicentro da conspiração contra a Venezuela”, após acolher o líder da oposição Leopoldo López.

Numa transmissão na televisão pública venezuelana Maduro declarou que há uma parte da oposição que “não é verdadeiramente democrática e pacífica”, liderada por “um psicopata como Leopoldo López”, que instiga “a guerra e a violência”.

“Tenho de denunciá-lo publicamente”, continuou, “recebo informação da primeira fonte, que Leopoldo López chegou à Espanha e convocou uma reunião dos seus chefes políticos que estão no exterior e lhes disse que vai fazer um discurso convocando eleições”.

“O Governo da Espanha tem de tomar medidas sobre o assunto, o que não fez quando teve este terrorista como ‘hóspede’ na embaixada”, afirmou, pois “a partir daí foram organizados os atentados para me matar, a violência que nós derrotamos e a violência neste mês de outubro que eles não conseguiram ativar”.

Estas declarações surgem no mesmo dia em que o Ministério dos Negócios Estrangeiros, UE e Cooperação de Espanha apresentou um protesto formal ao regime de Nicolás Maduro pelos “insultos” dirigidos ao embaixador espanhol, Jesús Silva, após Leopoldo López ter fugido da residência do embaixador espanhol na Venezuela.

A saída de Leopoldo López, que estava hospedado na residência da Embaixada da Espanha desde 30 de abril de 2019, provocou forte reação do ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Jorge Arreaza, que acusou a Espanha de estar envolvida na “fuga ilegal de um criminoso perigoso”.

Além disso, depois de López ter chegada a Espanha e se ter encontrado com o Presidente do Governo, Pedro Sánchez, Maduro chamou o chefe do Executivo espanhol de “desinformado”, López de “líder golpista” e “terrorista” e o embaixador de “colonialista” , “Racista” e “imperialista”.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo