América Latina

Venezuela: Maduro ordena substituição da direção de partidos da oposição antes das eleições

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, usou o Supremo Tribunal para controlar dois dos mais importantes partidos de oposição do país, preparando as bases para as eleições legislativas em dezembro.

O tribunal superior suspendeu e substituiu a direção dos partidos Ação Democrática e Primeira Justiça. Bernabé Gutiérrez e José Brito, um deputado envolvido num escândalo de corrupção, foram selecionados para liderar os partidos.

“Temos uma oportunidade de ouro para mudar a Assembleia Nacional“, defendeu Maduro na televisão estatal na terça-feira. “Eles destruíram a Assembleia“, a oposição “usou-a para tentar uma invasão militar e roubar os nossos bens no exterior“, acrescentou.

A medida surge na sequência da reestruturação total de Maduro do Conselho Eleitoral Nacional do país na semana passada, na qual instruiu a Assembleia Nacional a nomear unilateralmente cinco novos membros da sua confiança, reforçando com sucesso o seu controlo sobre a CNE.

A oposição da Venezuela, liderada por Juan Guaidó, disse que não participaria de uma eleição “falsa” e rejeitou a decisão do tribunal.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo